domingo, 9 de fevereiro de 2014

Matadouro - Carlos Junior

Escrito, dirigido e editado por Carlos Junior, Matadouro é, sem exageros, um dos melhores filmes de terror "found footage" que eu já vi ("found footage é aqueles filmes perdidos, falsos documentários, talvez produções como "Bruxa de Blair" e "Atividade Paranormal" te façam entender melhor o que é).
No Youtube, na página oficial do diretor, você pode assistir os dois primeiros filmes, o primeiro, "Matadouro" e o segundo, "Matadouro - Parte 2, Prelúdio". Ambos os filmes seguem uma estrutura, a "Parte 2" cronologicamente acontece antes da "Parte 1" mas tanto um quanto outra podem ser assistidos primeiro.



O primeiro filme apresenta a seguinte sinopse:

Cinco Jovens, com o único objetivo de voltar para casa, param com o carro na estrada por um motivo banal e, um a um, desaparecem, alguns sem deixar rastro, outros, deixando um traço de sangue que os leva a procurar os amigos, levando-os ao meio do nada, caindo nas mãos de um maníaco que tem como único objetivo, torturá-los, mata-los e se divertir um pouco com seu sofrimento. A câmera que eles carregam na viagem registra tudo. Do início, ao fim. - Inspirado Em Fatos Reais.

Assista o filme clicando neste link.


O segundo filme:

Pré sequência do filme original seguirá um grupo de amigos que promovem uma festa particular no dia de Natal. Entre eles há alguém familiar. O que ninguém sabe, é que alguém já está entre eles, aguardando o momento certo para começar uma série de mortes e torturas desumanas, que culmina no desabrochar de uma mente capaz das mais terríveis atrocidades.

Assista o filme clicando neste link.

O que mais chama atenção em ambos os filmes (mais no primeiro) é a total naturalidade dos atores que fazem das filmagens algo impressionante convincente. O reforço da casualidade da situação, as piadas, o tom despretensioso das cenas é o que dá ao filme a sensação de estarmos vendo uma filmagem realmente caseira. Esse filme nada mais faz do que buscar com maestria a verdadeira essência do found footage, a persuasão.
Ele realmente conseguiu me deixar apreensivo.
Depois de você ser jogado naquele universo absurdamente convincente dos personagens que estão apenas se divertindo, você entra em choque ao ver aqueles rostos, o qual você dedicou empatia (querendo ou não), sendo submetidos a uma dose tenebrosa de dor, humilhação, sofrimento e desespero.
Não há como negar que isso é um masterpiece, digno de nota 10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário